Please use this identifier to cite or link to this item:
https://biblioteca.unisced.edu.mz/handle/123456789/2161| Title: | Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais |
| Authors: | Ferraz, Ana Paula Do Carmo Marcheti Belhot, Renato Vairo |
| Keywords: | Ensino de engenharia Taxonomia de Bloom Objetivos instrucionais Desenvolvimento cognitivo Processo cognitivo |
| Issue Date: | 2010 |
| Citation: | Ferraz, A. P. D. C. M., & Belhot, R. V. (2010). Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gestao e Producao, 17(2), 421–431. |
| Abstract: | Muitos são os instrumentos existentes para apoiar o planejamento didático-pedagógico, a estruturação, a organização, a definição de objetivos instrucionais e a escolha de instrumentos de avaliação. A Taxonomia de Bloom é um desses instrumentos cuja finalidade é auxiliar a identificação e a declaração dos objetivos ligados ao desenvolvimento cognitivo que, no contexto deste artigo, engloba a aquisição do conhecimento, competência e atitudes, visando facilitar o planejamento do processo de ensino e aprendizagem. Embora este seja um instrumento adequado para utilização no ensino superior, poucos educadores fazem uso dele por não conhecerem uma maneira adequada de utilizá-lo. Este artigo tem como objetivo apresentar a Taxonomia de Bloom e as modificações ocorridas nos últimos anos, assim como esclarecer a forma como ela pode ser utilizada dentro do contexto de ensino de engenharia. |
| URI: | https://doi.org/10.1590/s0104-530x2010000200015 http://biblioteca.unisced.edu.mz/handle/123456789/2161 |
| Appears in Collections: | Educação |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Ferraz, Belhot - 2010 - Taxonomia de Bloom revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos inst.pdf | 432.03 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.