Please use this identifier to cite or link to this item:
https://biblioteca.unisced.edu.mz/handle/123456789/3636
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fernandes, Allysson Barbosa | - |
dc.contributor.author | Narciso, Rodi | - |
dc.contributor.author | de Mattos, Cláudio Gonçalves | - |
dc.contributor.author | Ernandes, Itamar | - |
dc.contributor.author | Lima Junior, Izaías Nunes de | - |
dc.contributor.author | Bertolazzi, João Carlos | - |
dc.contributor.author | Pareschi, Sheila Costa Silva | - |
dc.contributor.author | Polari, Silene de Freitas Oliveira | - |
dc.contributor.author | da Silva, Tatiana Petúlia Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-26T12:54:50Z | - |
dc.date.available | 2024-11-26T12:54:50Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | Fernandes, A. B., Narciso, R., Guimarães, C. D., Mattos, C. G. de, Ernandes, I., Lima Junior, I. N. de, … Silva, T. P. A. da. (2024). INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ACADÊMICO: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO ENSINO MÉDIO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 180–196. | en_US |
dc.identifier.uri | http://biblioteca.unisced.edu.mz/handle/123456789/3636 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho abordou o papel da inteligência artificial (IA) na avaliação de desempenho acadêmico no ensino médio, destacando os benefícios e desafios éticos envolvidos. O problema central investigado foi como a IA pode ser integrada ao processo de avaliação educacional para melhorar a aprendizagem e o desempenho dos alunos, mantendo a ética na utilização de dados e algoritmos. A metodologia adotada consistiu em uma revisão bibliográfica de estudos anteriores, analisando a aplicabilidade, eficácia e implicações éticas da IA na educação. Os resultados indicaram que sistemas baseados em IA, como modelos Markoviano-Bayesianos e plataformas de aprendizagem adaptativa, oferecem oportunidades significativas para personalizar o ensino, embora apresentem desafios relacionados à privacidade dos dados e ao viés algorítmico. As considerações finais ressaltaram a necessidade de estratégias eficazes para garantir práticas éticas na implementação da IA, enfatizando a importância da formação de educadores e do desenvolvimento de quadros regulatórios. | en_US |
dc.subject | Inteligência Artificial | en_US |
dc.subject | Avaliação Educacional | en_US |
dc.subject | Ética | en_US |
dc.subject | Ensino Médio | en_US |
dc.subject | Personalização do Ensino | en_US |
dc.title | Inteligência Artificial na avaliação de desempenho acadêmico: desafios e oportunidades no ensino médio | en_US |
dc.type | Article | en_US |
Appears in Collections: | Inteligência Artificial na Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
INTELIGÊNCIA+ARTIFICIAL+NA+AVALIAÇÃO+DE+DESEMPENHO+ACADÊMICO-+DESAFIOS+E+OPORTUNIDADES+NO+ENSINO+MÉDIO.pdf | 316.76 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.