Please use this identifier to cite or link to this item: https://biblioteca.unisced.edu.mz/handle/123456789/3636
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFernandes, Allysson Barbosa-
dc.contributor.authorNarciso, Rodi-
dc.contributor.authorde Mattos, Cláudio Gonçalves-
dc.contributor.authorErnandes, Itamar-
dc.contributor.authorLima Junior, Izaías Nunes de-
dc.contributor.authorBertolazzi, João Carlos-
dc.contributor.authorPareschi, Sheila Costa Silva-
dc.contributor.authorPolari, Silene de Freitas Oliveira-
dc.contributor.authorda Silva, Tatiana Petúlia Araújo-
dc.date.accessioned2024-11-26T12:54:50Z-
dc.date.available2024-11-26T12:54:50Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationFernandes, A. B., Narciso, R., Guimarães, C. D., Mattos, C. G. de, Ernandes, I., Lima Junior, I. N. de, … Silva, T. P. A. da. (2024). INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ACADÊMICO: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO ENSINO MÉDIO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 180–196.en_US
dc.identifier.urihttp://biblioteca.unisced.edu.mz/handle/123456789/3636-
dc.description.abstractEste trabalho abordou o papel da inteligência artificial (IA) na avaliação de desempenho acadêmico no ensino médio, destacando os benefícios e desafios éticos envolvidos. O problema central investigado foi como a IA pode ser integrada ao processo de avaliação educacional para melhorar a aprendizagem e o desempenho dos alunos, mantendo a ética na utilização de dados e algoritmos. A metodologia adotada consistiu em uma revisão bibliográfica de estudos anteriores, analisando a aplicabilidade, eficácia e implicações éticas da IA na educação. Os resultados indicaram que sistemas baseados em IA, como modelos Markoviano-Bayesianos e plataformas de aprendizagem adaptativa, oferecem oportunidades significativas para personalizar o ensino, embora apresentem desafios relacionados à privacidade dos dados e ao viés algorítmico. As considerações finais ressaltaram a necessidade de estratégias eficazes para garantir práticas éticas na implementação da IA, enfatizando a importância da formação de educadores e do desenvolvimento de quadros regulatórios.en_US
dc.subjectInteligência Artificialen_US
dc.subjectAvaliação Educacionalen_US
dc.subjectÉticaen_US
dc.subjectEnsino Médioen_US
dc.subjectPersonalização do Ensinoen_US
dc.titleInteligência Artificial na avaliação de desempenho acadêmico: desafios e oportunidades no ensino médioen_US
dc.typeArticleen_US
Appears in Collections:Inteligência Artificial na Educação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.